Sobre o livro “As 5 Linguagens do Amor da Crianças” dos autores: Gary Chapman & Ross Campbell

Todas as pessoas demonstram seus sentimentos, pensamentos e o amor que sentem, de maneiras diferentes. O que trarei aqui para você é um pouco da compreensão de como essa conexão pode acontecer conhecendo a linguagem de amor com a qual o seu filho mais se conecta.
Convido você a refletir sobre as formas como demonstra seu amor pelo seu filho.
Para Gary Chapman, todos nós expressamos e experimentos o amor de 5 maneiras: toque físico, presente, palavras de afirmação, atos de serviço e tempo de qualidade. E, mais importante do que reconhece-las, é saber que cada pessoa funciona melhor com uma delas.
Em algum momento em que você disse “eu te amo”, esse ato não foi retribuído com um abraço apertado, um beijo ou qualquer tipo de toque físico?
Quantas vezes você pensou que seu filho era ingrato ou que não valorizava as coisas que fazia por ele?
Quando se trata de crianças, a atenção às linguagens de amor precisa ser redobrada: nem sempre a forma preferida pela criança é a mesma utilizada pelos pais. Ou seja, mesmo que o amor se faça presente nos corações dos pais, algumas crianças não conseguem ter sua necessidade de se sentir amadas suprida. Conhecer a melhor forma que a criança reconhece o amor, ajuda demais a mediar os momentos tristes, nervosos e as conversas mais sérias.
Mas fiquemos atentos!!! Segundo Gary Chapman, as crianças precisam de manifestações de amor em todas as cinco linguagens. Saber qual é a que o seu filho prefere, ajuda a fortalecer o laço entre vocês e ajuda a evitar comportamentos indesejados.
O que fazer para identificar a principal Linguagem de Amor de uma criança?

Você consegue dizer, nesse momento, como seu filho demonstra o amor que sente por você?
Costumamos oferecer amor da forma que gostamos de recebê-lo. E para identificar a linguagem primária de amor do seu filho, você deve usar cada uma delas e observar com a qual ele reage de forma mais emocional, além de observar claro, como ele costuma dar e pedir amor.
Abaixo, trago um resumo das 5 linguagens do amor da criança, de acordo com a obra de Gary Chapman e Ross Campbell. Procure identificar a do seu filho e avalie se vocês estão conseguindo se conectar da melhor forma:
Linguagem 1 – Toque Físico

Um beijo ou um abraço significam uma expressão de carinho para muitas crianças, e para aquelas que amam contato físico, esse gesto significa “EU TE AMOOOO!”.
FORMAS DE EXPRESSAR O AMOR: ofereça colo, uma massagem na parte do corpo que ele mais gosta. Pegue na mão ao passear, Beijos no rosto ou toques de mão especiais… o ideal é testar diversas formas de toque e encontrar o que ele mais gosta e tornar único o toque e o carinho entre vocês.
ATENÇÃO: para essas crianças que tem o toque como linguagem primária do amor, agressões físicas afetam de forma exponencial os sentimentos. Nunca usem da linguagem do amor de seu filho para puni-lo.
Linguagem 2 – Presentes

Uma criança que tem a linguagem primária do amor demonstrada por meio de presentes gosta de presentear e valoriza muito os gestos de presentes, não importando o valor em dinheiro que tenha custado. Vale para elas, o gesto e o amor que esse presente simboliza.
FORMAS DE EXPRESSAR O AMOR: Para demostrar o amor para crianças da linguagem presente, você pode deixar pequenos mimos carinhosos, como flor.. um brinquedo.. as figurinhas que ele gosta.. uma caixinha para guardar seus presentes. Essas crianças não costumam se desfazer de seus presentes. Com certeza seu filho vai querer guardar todas as lembranças nessa caixinha. Vale lembrar que bilhetes, cartões e flores, muitas vezes, têm mais significado do que presentes caros.
ATENÇÃO: “Nós temos que ser cuidadosos para não exagerarmos nos presentes”, alerta Gary. “E nós precisamos dar às crianças presentes que são apropriados para a idade delas e que serão úteis, evitando comprar algo só porque elas querem”, completa. Ele também destaca que os pais, principalmente os divorciados, tendem a dar muitos presentes, numa tentativa de substituir outras linguagens de amor. Vale ficar de olho nesse tipo de atitude.
Linguagem 3 – Palavras de afirmação

Para crianças com essa linguagem primária de amor, as palavras de afeto, elogios e encorajamento expressam: “eu me importo com você”. São crianças que gostam de falar. As expressões ditas ouvidas nutrem a criança de amor, segurança e amor próprio.
FORMAS DE EXPRESSAR O AMOR: escreva frases de bom dia no prato durante as refeições.. deixe junto com o lanche uma palavra de carinho, escreva frases no espelho do quarto.. e reforce todas as noites com palavras de afirmação o que pensa sobre ele e o quanto é importante pra você. Essa forma de se comunicar com seu filho nutre o amor próprio, seu valor enquanto pessoa e o senso de segurança.
ATENÇÃO: Para essas crianças que tem palavras de afirmação como linguagem primária do amor, palavras grosseiras e xingamentos podem machucar demais essas crianças. Gary diz que é muito importante elas ouvirem apenas o “eu te amo”, em vez do “eu te amo, mas…”. Essas três palavras unidas a outras expressões, como “boa menina” e “bom menino”, podem significar o “eu te amo quando…”. Essas expressões prejudicam a autoestima e põem em dúvida as capacidades da criança. Por isso, tenha certeza de que está passando a mensagem de que o seu amor é incondicional.
Linguagem 4 – Atos de Serviço

Atos de serviço é o bolo feito com carinho, a comida saborosa, o cuidado com a higiene. Esta linguagem é muito utilizada pelos pais e uma das menos percebida pelos filhos. Por isso, é importante ficar atento. Se os pais se expressam apenas por meio de atitudes de serviço, a criança pode não perceber o amor e permanecer com “tanque emocional” vazio. Crianças que solicitam muito atos de serviço, como resultado, os pais dessas crianças podem se sentir “fazendo as suas vontades”.
FORMAS DE EXPRESSAR O AMOR: Ajudar a criança em momentos ou tarefas que ela costuma fazer sozinha, como vestir-se (desde que não vire rotina). A melhor coisa que você pode oferecer ao seu filho é ensiná-lo uma nova tarefa, explicando o passo a passo, e ensinando-o a ser mais capaz, sugere Gary. A ideia é fazer atos de serviço que demonstrem seu amor, mas que seja dosado. Afinal, as crianças precisam desenvolver autonomia e mesmo que seja mais trabalhoso para o adulto, precisam ensinar como fazer de forma afetuosa.
ATENÇÃO: “É claro que você não precisa fazer tudo o que ele pedir”, lembra Gary. E atente-se em como essas exceções às regras se acumulam. Não deixe que se acostume a não guardar a roupa dele ou qualquer outra atividade porque você simplesmente o faz de vez em quando.
Linguagem 5 – Tempo de Qualidade

Crianças com essa linguagem primária, se sentem mais valorizadas quando passam mais tempo com seus pais. Tá sempre chamando os pais para ver ou participar de algo juntos.
FORMAS DE EXPRESSAR O AMOR: Além de estar junto, ofereça exclusividade de atenção (desliga ou silencia celular e não interrompa o que estão fazendo, por nada!) Esse é um tempo especial! E podem ser momentos curtinhos, mas intensos. A criança se sente a pessoa mais importante do mundo.
ATENÇÃO: “Se a linguagem de amor do seu filho é com o tempo de qualidade, castigos como colocar e isolar a criança no quarto são punições muito severas”, explica Gary. Atitudes simples como ler seu livro ao lado do seu filho, enquanto ele brinca vai fazer com que ele fique satisfeito e se sinta amado.
Apesar de Gary acreditar que as linguagens do amor são como os nossos traços de personalidade que permanecem com a gente do início ao fim da vida, as preferências do seu filho podem mudar conforme o momento de vida e idade. Fique ligado nas reações dele e nos comportamentos que apontam para o tipo de amor que ele precisa naquele instante e não tenha dúvidas que você vai conseguir se conectar com ele e se reconectar inúmeras vezes enquanto ele cresce.
Proporcionar momentos de conversas de qualidade, olhar no olho, são formas poderosas de levar seu amor do seu coração para o coração do seu filho.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado você! Deixe seus comentários.
É muito importante pra nós!
Sucesso em sua Jornada!